Fomento: Universidade Aberta do Brasil/CAPES
Unidade Responsável:
Regional Catalão/UFG
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O curso pretende dar competências que vão além da formação clássica do administrador de empresas, conferindo habilidades para tratar da administração em repartições, agências e instituições públicas. A formação faz parte do Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP), financiado pela CAPES, e oferece disciplinas como licitação de contratos e gestão de convênios, além de linhas de formação específicas para saúde pública ou parcerias público-privadas. Não há um perfil desejado para quem tem interesse em fazer o curso. Os encontros presenciais ocorrem ao final de cada disciplina e são realizados nos Polos UAB.
Fomento: Universidade Aberta do Brasil/CAPES
Unidade Responsável:
Escola de Música e Artes Cênicas da UFG (EMAC/UFG)
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O curso tem o objetivo de promover a formação continuada de professores da educação básica sobre as diretrizes educacionais que fundamentam a educação digital – intermidiática - no processo de ensino/aprendizagem das Artes (Cênicas, Música, Visuais etc). A formação ainda capacita o aluno a realizar ações intermidiáticas sob os auspícios do conceito das Artes Expandidas (presentes no universo digital e não digital), que intermedeiem propostas de educação digital libertadora através da e-arte/educação.
Fomento: Universidade Aberta do Brasil/CAPES
Unidade Responsável:
Regional Catalão/UFG
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O curso tem como objetivo oferecer formação continuada aos professores licenciados em Educação Física e/ou áreas afins, para atuar nos diferentes espaços e dimensões da Educação Básica. A formação visa atualizar conhecimentos específicos da área, de maneira a propiciar o debate e a reflexão crítica sobre educação em geral, e em particular, sobre Educação Física no contexto da sociedade brasileira.
Fomento: Universidade Aberta do Brasil/CAPES
Unidade Responsável:
MediaLab/UFG
Seleção de alunos sujeita à liberação de início do curso pela CAPES.
Você pode se cadastrar e registrar seu interesse no curso aqui.
O curso tem como objetivo capacitar professores e profissionais para atuar adequadamente com turmas inclusivas com pessoas com deficiência, no desenvolvimento de pesquisa e a inovação em tecnologia assistiva e acessibilidade, e suas aplicabilidades nas diversas áreas de conhecimento, potencializando ambientes inclusivos, criativos, aliado às ferramentas tecnológicas.
Fomento: Universidade Aberta do Brasil/CAPES
Unidade Responsável:
Regional Catalão da UFG
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O curso visa a formação de um profissional capacitado no âmbito do conhecimento biológico básico, capaz de refletir sobre a sua postura docente em sala de aula, a partir de análises críticas e do planejamento pedagógico para atitudes dinâmicas nos espaços escolares. Espera-se ainda que o egresso esteja capacitado a utilizar metodologias diversificadas de ensino necessárias à aquisição e popularização do conhecimento, contribuindo para a melhoraria da realidade do local de atuação profissional, propiciando uma melhoria de condições educacionais na sua escola e a minimização dos processos excludentes da educação. É indicado para profissionais licenciados em Ciências Biológicas e outras áreas afins do conhecimento, como pedagogia, química, física, geografia, que vêem a necessidade de aprofundar seus conhecimentos pedagógicos e cognitivos para um aprimoramento profissional.
Fomento: Universidade Aberta do Brasil/CAPES
Unidade Responsável:
Regional Goiás da UFG
Seleção de alunos sujeita à liberação de início do curso pela CAPES.
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O Curso de Especialização em Educação Inclusiva da UFG – Regional Goiás, intitulado “Gestão e Práticas Educacionais Inclusivas” tem como objetivo geral formar profissionais da educação (gestores e professores) e estudantes dos cursos de formação de professores, para desenvolver e implementar projetos educacionais inclusivos no âmbito da gestão e do trabalho pedagógico nas escolas de educação básica. O curso terá a duração de 420h e será desenvolvido na modalidade EaD. Os polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que sediarão o curso são: Cidade de Goiás; Uruana; Jaraguá; Jussara; Uruaçu; Cezarina; Alexânia; Formosa; São Simão; Mineiros e; Cavalcante.
Fomento: Universidade Aberta do Brasil/CAPES
Unidade Responsável:
Regional Catalão da UFG
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O curso visa capacitar quadros de gestores para atuarem na administração de macro (governo) e micro (unidades organizacionais) sistemas públicos. Ao final da formação, espera-se que o aluno possa contribuir para a melhoria da gestão das atividades desempenhadas pelo Estado brasileiro, nos âmbitos federal, estadual e municipal, sendo capaz de intervir na realidade social, política e econômica do país. A especialização é indicada para portadores de diploma de curso superior que exercem atividades em órgãos públicos ou do terceiro setor ou que tenham aspirações ao exercício de função pública.
Fomento: Universidade Aberta do Brasil/CAPES
Unidade Responsável:
Faculdade de História (FH/UFG)
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O curso visa fornecer aos cursistas subsídios teóricos e pedagógicos para o ensino de historia e cultura afro-brasileira e africana no sentido de resgatar a contribuição dos africanos e seus descendentes na construção da historia brasileira. Ademais, a formação destina-se a pesquisadores e graduados nas áreas de História, Geografia, Artes, Filosofia, Português, Pedagogia e outros profissionais que desejem aprofundar seus conhecimentos na temática da História e cultura afro-brasileira.
Fomento: Universidade Aberta do Brasil/CAPES
Unidade Responsável:
MediaLab/UFG (Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Mídias Interativas)
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O curso tem o objetivo de capacitar profissionais para a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação em mídias interativas e suas aplicabilidades nas diversas áreas de conhecimento, potencializando o lastro inventivo e criativo, aliado as ferramentas tecnológicas. O curso assume a metodologia SBL (Studio Based Learning) em sua orientação e estrutura curriculares, em sistema B-Learning (Blended Learning - ensino semi-presencial) de ensino. Enquanto estratégias de ensino, o curso adota prioritariamente a solução de problemas a partir de metodologia de projeto e design thinking. A formação é indicada para egressos dos cursos de Design, Artes Visuais, Música, Comunicação, Ciência da Computação e áreas correlatas.
Fomento: Universidade Aberta do Brasil/CAPES
Unidade Responsável:
Faculdade de Informação e Comunicação (FIC/UFG)
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O curso objetiva contribuir para a promoção, no âmbito escolar, de uma educação voltada para a informação, observados os aspectos técnicos, éticos, legais e pedagógicos envolvidos na prática informacional (busca, organização, uso, comunicação e compartilhamento da informação, independente do suporte em que ela esteja registrada). O desenvolvimento das aulas é realizado de forma articulada à proposta pedagógica e à concepção de uma aprendizagem contínua (lifelong learning) e autônoma (aprender a aprender).
Fomento: Universidade Aberta do Brasil/CAPES
Unidade Responsável:
Faculdade de Artes Visuais (FAV/UFG)
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O curso pretende atender a demanda por profissionais capazes de desenvolver novas práticas nos setores de serviços, indústria, pesquisa e desenvolvimento, oferecendo conteúdo centrado na inovação de base criativa. Tendências de mercado e consumo, gestão cultural, empreendedorismo e projetos digitais estão entre os tópicos desenvolvidos na formação.
Fomento: Universidade Aberta do Brasil/CAPES
Unidade Responsável:
Instituto de Ciências Biológicas
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O curso oferece aos profissionais interessados formação especifica em Biologia, com ênfase em aspectos microscópicos, moleculares e tecnológicos. Indicado para professores com formação no campo da Biologia, Química, Pedagogia e áreas afins, a formação visa atualizar temas, propor metas e consubstanciar uma prática criativa e lúdica no cotidiano escolar. O curso já formou mais de 260 pessoas em 10 cidades dos Estados de Goiás e São Paulo.
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Unidade Responsável:
Regional Catalão/UFG
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O curso tem como objetivo principal a formação continuada de profissionais graduados interessados em aprofundar seus conhecimentos e competências para atuarem em diferentes campos, com foco junto aos temas referentes aos direitos humanos da criança e adolescente. A formação visa contribuir para a promoção da inclusão digital através de conteúdos que tratam da promoção e defesa dos direitos da criança e adolescente; qualificar professores para atuarem na promoção e defesa dos direitos humanos da criança e adolescente compreendendo e posicionando-se diante das transformações políticas, econômicas e socioculturais; e discutir o processo de constituição e articulação da rede de proteção e defesa dos direitos a criança e adolescente.
Fomento: Universidade Aberta do Brasil/CAPES
Unidade Responsável:
Faculdade de Direito / Núcleo de Direitos Humanos (NDH)
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O curso tem como meta colocar em discussão os aspectos histórico-sociais e as atuais políticas voltadas para o Patrimônio Cultural, com perspectiva nos Direitos Culturais enquanto uma das vertentes dos Direitos Humanos contemplada na Declaração Universal de 1948. O Curso visa possibilitar a compreensão de como as questões culturais e patrimoniais estão imbricadas no processo político, econômico, social e histórico do país e, em particular, do estado de Goiás, e no processo de educação formal e informal do cidadão goiano. Refletirá, portanto, sobre a complexidade desse processo diante do que hoje se apresenta em torno das discussões identitárias, da diversidade, das relações étnicas, da memória, do patrimônio material e imaterial entre outras questões que compõem o vasto universo cultural em sua dinamicidade.
Você pode asistir a alguns vídeos de disciplinas do curso logo abaixo.
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Unidade Responsável:
Escola de Música e Artes Cênicas da UFG (EMAC/UFG)
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O curso tem a intenção de construir uma rede de saberes em torno da linguagem cênica, formando professores de teatro e atores capazes de pensar a prática. Dentro das atividades do curso estão o estudo do espetáculo teatral, principalmente das técnicas de interpretação do ator e sua interação com outras formas artísticas presentes no espetáculo teatral, visando à multiplicação da produção teatral em escolas, clubes, entidades sociais e culturais. O Curso de Artes Cênicas volta-se para o aprofundamento do conhecimento do espetáculo teatral e de suas formas de produção com a finalidade de formação de plateia com os espetáculos apresentados por seus alunos e de artistas que possam reproduzir a manifestação teatral em múltiplas formas de organização social e educacional.
Fomento: Universidade Aberta do Brasil/CAPES
Unidade Responsável:
Faculdade de Artes Visuais (FAV/UFG)
Processo Seletivo pelo Enem 2019
Início das aulas sujeito à liberação da CAPES
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O curso vem ao encontro das necessidades do contexto contemporâneo de ensino-aprendizagem, formando arte educadores com uma visão mais holística do contexto escolar, cultural e tecnológico para o ensino e aprendizagem das artes visuais. O curso tem como eixos centrais a articulação do docente de artes visuais com o contexto educacional e cultural da região do aluno, além da utilização de novas tecnologias, na direção de uma educação na qual se busca a autonomia dos sujeitos e a descentralização e deshierarquização dos saberes pedagógicos, artísticos e culturais.
Fomento: Universidade Aberta do Brasil/CAPES
Unidade Responsável:
Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UFG)
Processo Seletivo pelo Enem 2019
Início das aulas sujeito à liberação da CAPES
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O curso objetiva promover nos seus egressos uma formação generalista, humanista, crítica, reflexiva e transformadora, e uma sólida formação pedagógica pautada nos princípios éticos. Deve possibilitar ao futuro professor adequada fundamentação teórica e prática, que inclua o conhecimento da diversidade dos seres vivos, suas relações filogenéticas e evolutivas bem como suas relações com a saúde e o ambiente; formando para atuar na área das Ciências Biológicas no ensino fundamental, médio e outros espaços afins, como laboratórios e postos de saúde.
Fomento: Universidade Aberta do Brasil/CAPES
Unidade Responsável:
Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD/UFG)
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O curso de Licenciatura em Educação Física da UFG na modalidade de ensino a distância objetiva formar professores com capacidade para atuar nas diferentes manifestações e expressões culturais do movimento humano, com ênfase na produção de conhecimento e no fomento à intervenção acadêmico-profissional no sistema educacional básico e nas práticas educativas de saúde, esporte e lazer social, que interagem historicamente e no cotidiano com a escola, a cultura e a sociedade.
Fomento: Universidade Aberta do Brasil/CAPES
Unidade Responsável:
Instituto de Física (IF/UFG)
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Ao final da formação, pretende-se que o graduado em Física EaD seja capaz de diagnosticar, formular e encaminhar a solução de problemas físicos, experimentais ou teóricos, práticos ou abstratos, fazendo uso dos instrumentos laboratoriais ou matemáticos apropriados. O aluno dedicar-se-á preferencialmente à formação e à disseminação do saber científico em diferentes instâncias sociais, seja através da atuação no ensino escolar formal, seja através de novas formas de educação científica, como vídeos, “software”, ou outros meios de comunicação.
Fomento: Universidade Aberta do Brasil/CAPES
Unidade Responsável:
Regional Catalão/UFG
Processo Seletivo pelo Enem 2019
Início das aulas sujeito à liberação da CAPES
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O curso tem por objetivos gerais a formação de professores de Matemática para a Educação Básica, de modo que tais profissionais sejam multiplicadores de conhecimentos não apenas no âmbito científico ou pedagógico, mas também de conhecimentos plurais com uso de novas tecnologias que despertem a intuição, a criatividade, a crítica e o interesse. A graduação faz uso extensivo de tecnologias digitais e aplicações para a web, como videoaulas e aplicativos para a comunicação professor-aluno.
CIAR - Centro Integrado de Aprendizagem em Rede
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