CIAR CIAR-UFG UFG
Informativos > Notícia

CIAR assume gestão institucional do Moodle

08/03/2016 15:41 - Atualizada em 18/03/2016 09:11

Novo endereço único centraliza atividades a distância na UFG

Foto: Rhanna Asevedo / Edição: Nicolás Gualtieri

A partir deste mês de março, o CIAR assume a gestão institucional do Moodle na universidade.

Atualmente, a UFG tem mais de 50 endereços Moodle, com diferentes versões do programa (da 1.9 à 2.4). Com a mudança, a universidade passará a ter um único endereço, na versão mais recente do software (3.0), e preparado para receber mais atualizações periodicamente. Uma enquete para escolher o nome do novo endereço Moodle da UFG já está aberta.

Os endereços antigos serão mantidos como arquivo e estarão disponíveis para consulta. Novas disciplinas e cursos, no entanto, vão utilizar o novo endereço único a partir do segundo semestre letivo de 2016.

Os procedimentos de uso e as orientações para abertura de novas salas estarão disponíveis no site do CIAR em breve. Para dúvidas e esclarecimentos, os interessados devem enviar um e-mail para moodle@ciar.ufg.br

Cursos de Formação

A nova versão do Moodle é responsiva – com conteúdo que se adapta à tela em que é exibido (Computador, celular ou tablets) – e possui diversas ferramentas para tornar a experiência do usuário mais intuitiva, além de permitir o uso de novas metodologias de ensino-aprendizagem.

Para apresentar todos os recursos oferecidos e alguns métodos para utilizá-los de maneira eficiente, o CIAR vai oferecer oficinas de formação para professores e tutores da UFG e também à comunidade em geral, ainda no primeiro semestre de 2016.

Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail pedagogico@ciar.ufg.br

Sobre o Moodle

Utilizado em mais de 175 países, o Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) é um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para ensino e aprendizagem colaborativa. Ele permite a organização de qualquer formato de conteúdo (vídeos, textos, áudios, gifs) em diversos layouts e, por ser um software livre, pode ter seu código adaptado para várias finalidades.

Na UFG, a plataforma é utilizada nos cursos a distância da instituição e também em diversas atividades dos cursos presenciais.